Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 30

  • (NUCEPE 2015)

Sobre o problema do mal, podemos afirmar:

I - A existência do mal no mundo é um fato inegável e, como tal, seja como mal moral, seja como mal natural, gera o problema da crença na existência de um Deus.

II - A existência do mal conduz ao problema de como explicar a benevolência e a onipotência de Deus, uma vez   que a existência de tantos males no mundo contradiz tais propriedades.

III - Alguns teóricos justificaram a presença do mal no mundo como necessária para possibilitar a realização de uma maior bondade moral, como por exemplo, a santidade. Sem o mal, a grande bondade moral de pessoas como Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce não seria possível.

IV - Alguns teóricos argumentam para justificar a presença do mal no mundo a partir de uma analogia artística: da mesma maneira que a harmonia de uma peça musical envolve dissonâncias que são posteriormente resolvidas, o mal contribui para a harmonia ou beleza geral do mundo.

V - Uma outra tentativa de solução para o problema do mal é aquela chamada de defesa do livre-arbítrio: o mal é uma consequência necessária da liberdade de escolha, caso contrário, sem liberdade de escolha, não haveria de fato livre-arbítrio.

Marque a alternativa CORRETA .




A) Somente as afirmações I e II estão erradas.

B) Somente as afirmações III, IV e V estão corretas.

C) Todas as afirmações estão corretas.

D) Todas as afirmações estão erradas.

E) Somente a afirmação V está errada.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 31

Vamos para o Anterior: Exercício 29

Tente Este: Exercício 164

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+