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EXERCÍCIOS - Exercício 68

  • (INSTITUTO AOCP 2019)

Sobre a indústria cultural e a cultura de massa, o pensador brasileiro José Teixeira Coelho Netto, autor da obra O que é indústria cultural, afirma o seguinte: “A cultura – feita em série, industrialmente, para o grande número – passa a ser vista não como instrumento de crítica e conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 358). A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre o tema indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.


A) Indústria cultural é um termo cunhado pelos filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, na década de 1940, para designar a arte na sociedade capitalista industrial.

B) A indústria cultural surge como parte da industrialização e da economia baseada no consumo de bens. Trata-se de um conceito desenvolvido no âmbito da sociedade capitalista. Apesar disso, a cultura industrializada possui uma atitude desinteressada, portanto contemplativa. Nesse sentido, a arte proveniente da industrialização cultural é dotada de autenticidade e de conhecimento lógico.

C) Na produção industrial, a arte é produzida como objeto repleto de valores cognitivos. Por conta disso, não se pode afirmar que a arte é produzida como mercadoria.

D) Em 2014, uma fabricante suíça de relógios lançou uma linha comemorativa da Copa do Mundo de futebol. Na caixa do produto, foi reproduzida obra do artista brasileiro Romero Britto. O exemplo ilustra a ligação entre arte e mercadoria na sociedade de consumo. Da mesma forma, a obra A fonte, de Marcel Duchamp, consiste em arte como mercadoria.


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