Procura

FilosofiaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 220

  • (IBFC 2021)

Sobre o papel da Escola na sociedade democrática, pensando na Escola no Brasil, tomando ainda emprestados conceitos importantes de Durkheim em sua obra Educação e Sociologia (1922), assinale a alternativa correta.


A) A instituição escola é um agente social diretamente vinculado à solidificação do espírito democrático na comunidade na qual se insere, e sua atividade fim, a educação formal básica para a cidadania e para o mundo do trabalho, vislumbrada como condição fundamental à própria manutenção desta comunidade no espírito que a formou - o espírito democrático, se efetua no exercício do poder a ela conferido pelo poder emanado do todo da comunidade expresso em sua constituição (escrita ou não, mas sempre proclamada), e sua efetividade é exigência social deste mesmo poder. Neste sentido, a escola é parte da teia, da estrutura social, ao mesmo tempo em que atua, em cumprimento do seu papel coercitivo como instituição social, para consolidar a própria teia, estabelecer seus limites e fortalecer seus pontos de apoio

B) A Escola, como o primeiro ambiente de contato da experiência das crianças com a estrutura de Estado, deve exercer, por meio da coerção, o poder social de estabelecer os padrões de comportamento desejados para as próximas gerações. Ainda que democrática com respeito à pluralidade dos conteúdos do currículo, sua função social não é democrática, pois se efetiva apenas no estabelecimento do padrão social desejado para a sociedade do futuro

C) A Educação escolar é fundamental ao estabelecimento de padrões aceitáveis de conduta, e assim sendo, a coerção moral é o traço mais importante da ação deste agente social. A democracia, definida pelo exercício livre do voto e pela representação política dos interesses das maiorias, se estabelece, por meio da Escola, como estrutura social que tem seus princípios morais na vontade da maioria

D) A Escola, pensada como agente social, deve se manter móvel, independente das estruturas de estado, capaz de, reconhecendo as direções dos ventos dos tempos, estabelecer novas bases estruturais para a sociedade. A coerção não é o caráter fundamental da Escola democrática, mas, sim, a emancipação da coerção se conquista por meio da educação. O homem do amanhã se libertará pela ação consciente e esclarecida da escola do tempo presente. A escola é o agente de transformação social e a ela se destina a missão de, ainda que para isso se confronte com os interesses das maiorias, libertar a próxima geração das prisões da consciência que impedem as transformações e a salvação do todo da comunidade


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 221

Vamos para o Anterior: Exercício 219

Tente Este: Exercício 116

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+