Educação físicaOrientações curriculares de ensino da educação física
- (Instituto Access 2022)
Observe o fragmento de Castro e Baptista (2022, p. 563) a seguir:
“É neste contexto que Candau e Koff (2006) definem a importância de uma educação orientada pela interculturalidade, no sentido de reconhecer as diferenças, a resistência contra as diversas formas de discriminação e, também, a não aceitação de uma sociedade socialmente desigual. Para tanto, a educação deve prezar por relações democráticas, dialógicas e igualitárias. Há, portanto, a necessidade de reconhecimento do outro e da bagagem cultural que ele carrega em suas experiências, que constituem sua subjetividade.”
(In: CASTRO, P. H. Z. C. de; BAPTISTA, G. G. Didática multicultural e educação física: Entre a escola e a formação inicial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0557–0575, 2022)
Ante o fragmento apresentado, uma Educação Física escolar voltada à interculturalidade, em seu currículo, deve levar em conta
A) a hegemonia do conteúdo esportivo como centro do currículo.
B) as práticas corporais estritamente advindas de outros países.
C)
as práticas corporais orientadas para a disciplina em diálogo com as advindas da cultura lúdica do estudante.
D)
a cultura corporal de movimento humano oriunda da
influência dos jogos olímpicos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 184
Vamos para o Anterior: Exercício 182
Tente Este: Exercício 75
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física