Procura

Educação físicaOrientações curriculares de ensino da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 100

  • (IMPARH 2021)

O currículo cultural da Educação Física, proposto por Neira (2018), referenciado pelos estudos culturais, pelo multiculturalismo, pelo pós-estruturalismo e pelas teorias pós-colonialista, advoga que a educação física deve oportunizar o conhecimento dos diferentes sentidos e significados de cada cultura, por meio das manifestações corporais (NEIRA, 2018). Portanto, as práticas corporais, são temas da cultura e extraídos da ocorrência social de cada cultura. Para que o professor possa implementar os elementos didáticos-pedagógicos do currículo cultural em suas aulas, deve orientar-se pelos princípios ético-políticos. Nos itens abaixo, assinale a alternativa que contêm somente princípios do currículo cultura da educação física.


A) Ancoragem social dos conhecimentos; justiça curricular; daltonismo cultural.

B) Justiça curricular; Descolonização do currículo; simultaneidade dos conteúdos.

C) Relevância social do conteúdo; simultaneidade dos conteúdos; adequação às possibilidades sociocognitivas do aluno.

D) Reconhecimento da cultura da comunidade; espiralidade da incorporação das referências do pensamento; articulação com o projeto político-pedagógico.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 101

Vamos para o Anterior: Exercício 99

Tente Este: Exercício 24

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.05ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.38ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 6ms))