Educação físicaOrientações curriculares de ensino da educação física
- (IMPARH 2021)
O currículo cultural da Educação Física, proposto por Neira (2018), referenciado pelos estudos culturais, pelo multiculturalismo, pelo pós-estruturalismo e pelas teorias pós-colonialista, advoga que a educação física deve oportunizar o conhecimento dos diferentes sentidos e significados de cada cultura, por meio das manifestações corporais (NEIRA, 2018). Portanto, as práticas corporais, são temas da cultura e extraídos da ocorrência social de cada cultura. Para que o professor possa implementar os elementos didáticos-pedagógicos do currículo cultural em suas aulas, deve orientar-se pelos princípios ético-políticos. Nos itens abaixo, assinale a alternativa que contêm somente princípios do currículo cultura da educação física.
A) Ancoragem social dos conhecimentos; justiça curricular; daltonismo cultural.
B) Justiça curricular; Descolonização do currículo; simultaneidade dos conteúdos.
C) Relevância social do conteúdo; simultaneidade dos conteúdos; adequação às possibilidades sociocognitivas do aluno.
D) Reconhecimento da cultura da comunidade; espiralidade da incorporação das referências do pensamento; articulação com o projeto político-pedagógico.
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