Educação físicaOrientações curriculares de ensino da educação física
- (SELECON 2019)
A Educação Física escolar possui um conjunto variado de conteúdos a serem trabalhados ao longo de toda a educação básica. Assim sendo, para o campo da Educação Física escolar, é fundamental possuir critérios para a seleção e a organização do conhecimento de modo que os conteúdos possuam ligação com a realidade do discente. De acordo com o Coletivo de Autores (2012), é fundamental levar em conta os seguintes princípios curriculares no trato com o conhecimento:
A) relevância social do conteúdo; contemporaneidade do conteúdo; adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno; simultaneidade dos conteúdos enquanto dados da realidade; relativização do conteúdo; provisoriedade do conhecimento
B) relevância social do conteúdo; incorporação das necessidades do mundo capitalista, adequação à realidade do mundo esportivo; superação das injustiças sociais; espiralidade da incorporação das referências do pensamento; provisoriedade do conhecimento
C) relevância da cultura erudita; contemporaneidade do conteúdo; adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno; simultaneidade dos conteúdos enquanto dados da realidade; espiralidade da incorporação das referências do pensamento; continuidade do conhecimento
D) relevância social do conteúdo; contemporaneidade do conteúdo; adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno; simultaneidade dos conteúdos enquanto dados da realidade; espiralidade da incorporação das referências do pensamento; provisoriedade do conhecimento
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 71
Vamos para o Anterior: Exercício 69
Tente Este: Exercício 18
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física