Educação físicaOrientações curriculares de ensino da educação física
- (COTEC 2019)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, no documento de Educação Física, apresentam com clareza os objetivos gerais do referido componente curricular no ensino fundamental destacando, por exemplo, a participação dos alunos nas atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, assumindo atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade; e o reconhecimento dos alunos no que diz respeito à diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia, evitando, ainda, o consumismo e o preconceito. Marque a única alternativa cuja situação tem relação com o enunciado.
A) Uma boa opção para a escolha de times, visando à democratização e à participação de todos, é o conhecido “par ou ímpar”, que pode ser feito com diferentes variações.
B) É essencial que o professor realize jogos contra equipes melhores, buscando treinar os fundamentos técnicos, visando não desestimular os mais habilidosos.
C) É importante que o professor levante questões acerca das práticas corporais como produtos veiculados pela mídia, difundindo-as como meio de se atingir o padrão de corpo ideal, estabelecido por interesses de mercado.
D) Em situações lúdicas, os alunos devem adotar uma atitude não discriminativa, mas, no caso das situações esportivas, deve ser evidenciado o desempenho dos mais aptos fisicamente.
E) Nas aulas de educação física, o professor deve exaltar o discurso midiático, uma vez que a própria mídia divulga e enaltece a riqueza de corpos e de etnias próprias da configuração identitária brasileira.
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