Educação físicaOrientações curriculares de ensino da educação física
- (FGV 2019)
A Base Nacional Comum Curricular permite compreender aspectos do jogo como elemento visceral da Educação Física.
Neste sentido, considere os exemplos a seguir.
I. O professor, no contexto da iniciação esportiva, elabora um jogo em que os alunos devem trocar passes (similares ao de handebol) e que, ao mesmo tempo, outros dois alunos tentem interceptar esta troca de passes.
II. O professor, no âmbito do lazer, solicita que cada aluno leve jogos presentes na infância de seus responsáveis. Para tanto, realizam entrevistas para descobrir como o jogo era praticado e, posteriormente, vivenciam conjuntamente o jogo na turma como um todo.
Sobre a diferença entre I e II, assinale a afirmativa correta.
A) Em I, o jogo serve como ambientação sociocultural da turma; em II, o jogo é iniciado esportivamente a partir da cultura corporal.
B) Em I, o jogo é marcado pelo recreacionismo; em II, o jogo é ferramenta de ensino didático-pedagógica
C) Em I, o jogo é conteúdo propriamente dito e vivenciado no âmbito sociocultural; em II, o jogo se preta ao reconhecimento social dos responsáveis dos alunos.
D) Em I, o jogo é ferramenta didático-pedagógica para aprender a técnica de um esporte; em II, o jogo é tratado como conteúdo próprio e é vivenciado em sua dimensão conceitual e prática.
E) Em II, o jogo é ferramenta didático-pedagógica para aprender uma técnica de um esporte; em I, o jogo é tratado como conteúdo próprio e é vivenciado em sua dimensão conceitual e prática.
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