Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 100

  • (Instituto Consulplan 2020)

Observe o depoimento de determinada professora sobre sua atitude mediante o erro de um aluno:

“Não fico preocupada que ele descubra logo. Eu o faço pensar, na hora, mas se ele se mostra firme diante do que fez, eu digo que está bem, e depois crio situações com material concreto ou de outra forma para que ele venha a se dar conta. Esses casos eu registro no meu caderno para depois ver o que aconteceu!”

Podemos afirmar que sua atitude demonstra:




A) Que ela deve aceitar tudo o que a criança faz ou fala, porque é interessante. Considerar e valorizar significa acreditar que um dia ela virá a descobrir.

B) Desconsidera a dimensão da dificuldade do aluno, pois não mostra como se faz algo para ele. Quando o aluno refaz, induzido pela professora, ele evita o estresse que atrapalha o aprendizado efetivo.

C) As tarefas de avaliação são pontos de chegada do professor no sentido de gerar conflitos entre as crianças pela confrontação entre elas a respeito de diferentes soluções pensadas, atividade do pensamento em evolução.

D) Uma concepção dinâmica e evolutiva do conhecimento, de descoberta por ensaio e erro, de tomada de consciência sobre o fazer, muito mais que a preocupação com resultados imediatos ou fórmulas definitivas de solução apresentadas pelo professor.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 101

Vamos para o Anterior: Exercício 99

Tente Este: Exercício 480

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.03ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.62ms))((ts_substr_c=1.24ms))((ts_substr_im=0.85ms))
((total= 8ms))