PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (Instituto Consulplan 2021)
A década de 1960 será marcada pelas últimas experiências de renovação pedagógica, sob a égide da concepção humanista moderna, expressas nos ginásios vocacionais e em escolas experimentais. Em termos alternativos surge, nessa década, a concepção pedagógica:
A) Liberal , formulada por Anízio Teixeira, que sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais.
B) Comportamentalista ou behaviorista , formulada por Skinner, que entende o conhecimento como externo ao indivíduo e deve ser por ele descoberto como resultado direto de sua experiência.
C) Histórico-crítica , formulada por Saviani, que entende a educação como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa.
D) Libertadora , formulada por Paulo Freire, que suscita um método pedagógico que tem como ponto de partida a vivência da situação popular, de modo a identificar seus principais problemas e operar a escolha dos “temas geradores”, cuja problematização levaria à conscientização que, por sua vez, redundaria na ação social e política.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 183
Vamos para o Anterior: Exercício 181
Tente Este: Exercício 128
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia