PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (FUVEST 2022)
D’Ambrosio (2013) defende que a escola não pode mais ter foco em transmissão de conteúdos obsoletos, pouco interessantes ou até mesmo desnecessários para a construção de uma nova sociedade. Segundo o autor, o ambiente escolar deve propiciar ferramentas para que as crianças possam desenvolver uma capacidade para analisar criticamente o meio em que vivem, no contexto de uma sociedade multicultural e cercada de tecnologias. Nesse sentido, o professor de matemática possui um papel essencial de facilitar e desenvolver experiências enriquecedoras de aprendizagem. Mas, para que elas ocorram, exige-se do docente a disposição para aprender novas concepções acerca das ideias matemáticas e como elas podem ser integradas de forma dinâmica dentro dos saberes e fazeres do futuro. Levando em consideração as concepções do autor, podemos afirmar que:
A) a etnomatemática privilegia o multiculturalismo e o raciocínio quantitativo para que os conteúdos ensinados estejam em consonância com os desafios do mundo contemporâneo.
B) o ensino contextualizado deve abolir os conceitos da matemática acadêmica e pautar-se exclusivamente nas tecnologias para que haja uma experiência enriquecedora de aprendizagem.
C) a apropriação de novas concepções matemáticas depende essencialmente do domínio do uso das tecnologias mais atuais pelo aluno e pelo professor.
D) o professor de matemática deve estar atualizado com as ferramentas mais atuais de tecnologia, e utilizá-las de forma exclusiva para integrar conteúdos de forma dinâmica dentro dos saberes e fazeres do futuro.
E) o ensino de matemática mediado por tecnologias seria um exemplo de integrar conhecimentos matemáticos de forma viva e contextualizada, por meio de atividades que desenvolvem o raciocínio investigativo.
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