PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (CEFET-MG 2021)
No artigo “Práticas pedagógicas e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito”, Maria Amélia Franco (2016) observa que se podem adotar significados diversos para a prática pedagógica, dependendo da concepção teórica que orienta tal definição conceitual. Na perspectiva da autora, é INCORRETOafirmar que a prática pedagógica
A) organiza-se e se desenvolve por adesão, por negociação, ou, ainda, por imposição e, por isso, as formas de concretização das práticas produziram faces diferentes para a perspectiva científica da Pedagogia.
B) refere-se às práticas didáticas, destacando-se o processo de planejamento do ensino como definição das intencionalidades e de objetivos específicos de aprendizagem que conduzam à efetividade do ensino realizado.
C) relaciona-se à prática docente quando inserida na intencionalidade prevista para sua ação, quando o professor sabe qual é o sentido de sua aula em face da formação do aluno, sabe como sua aula integra e expande a formação desse aluno, e tem a consciência do significado da sua ação.
D) é carregada de intencionalidade, uma vez que o próprio sentido de práxis se configura por meio do estabelecimento de uma intencionalidade, que dirige e dá sentido à ação, solicitando uma intervenção planejada e científica sobre o objeto, com vistas à transformação da realidade social.
E) organiza-se intencionalmente para atender a determinadas expectativas educacionais solicitadas/requeridas por uma dada comunidade social e enfrenta, em sua construção, um dilema essencial: sua representatividade e seu valor advêm de pactos sociais, de negociações e deliberações com um coletivo.
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