Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 316

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

A Transposição Didática proposta pelo sociólogo Michel Verret e rediscutida por Yves Chevallard é considerada um instrumento através do qual o conhecimento científico (Saber Sábio) pode ser transformado em conhecimento escolar, para ser ensinado pelos professores e aprendido pelos estudantes.
Tendo como referência as propostas de Chevallard, afirma-se que, na sala de aula, o professor



A) atua como um técnico que aplica conhecimentos produzidos por outros, em que deverá traduzir fielmente os conteúdos apresentados nos livros didáticos, pois estes já sofreram transformações.

B) passa a ser considerado um sujeito que assume sua prática a partir de conhecimentos produzidos por outros, em que deverá apresentar simplificações dos objetos complexos retirados dos contextos de pesquisa e transferidos para a sala de aula.

C) passa a ser considerado um sujeito que assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá, produzindo um novo saber, assegurando a identidade do novo saber produzido com o saber original.

D) atua para que a aprendizagem ocorra por acumulação, pois os conhecimentos novos se juntam aos antigos e se reorganizam internamente em uma aquisição linear e programada dos saberes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 317

Vamos para o Anterior: Exercício 315

Tente Este: Exercício 425

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.94ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.84ms))((ts_substr_c=1.54ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 10ms))