PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (IF Sul Rio-Grandense 2021)
A Transposição Didática proposta pelo sociólogo Michel Verret e rediscutida por Yves Chevallard é considerada um instrumento através do qual o conhecimento científico (Saber Sábio) pode ser transformado em conhecimento escolar, para ser ensinado pelos professores e aprendido pelos estudantes.
Tendo como referência as propostas de Chevallard, afirma-se que, na sala de aula, o professor
A) atua como um técnico que aplica conhecimentos produzidos por outros, em que deverá traduzir fielmente os conteúdos apresentados nos livros didáticos, pois estes já sofreram transformações.
B) passa a ser considerado um sujeito que assume sua prática a partir de conhecimentos produzidos por outros, em que deverá apresentar simplificações dos objetos complexos retirados dos contextos de pesquisa e transferidos para a sala de aula.
C) passa a ser considerado um sujeito que assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá, produzindo um novo saber, assegurando a identidade do novo saber produzido com o saber original.
D) atua para que a aprendizagem ocorra por acumulação, pois os conhecimentos novos se juntam aos antigos e se reorganizam internamente em uma aquisição linear e programada dos saberes.
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