Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 465

  • (FUVEST 2022)

De acordo com Eliana Ayoub, haveria uma resistência à inclusão da ginástica no conteúdo escolar, no período que fez sua pesquisa, por conta do passado dessa prática corporal, já não condizente com a sociedade redemocratizada. Porém, a autora diz: “E, no que diz respeito especificamente à Ginástica, o que quero defender não é um resgate ‘saudosista’ daquilo que foi a tradição da Ginástica que se consolidou na escola brasileira, especialmente a partir do início deste século, com influências determinantes do Movimento Ginástico Europeu. Para estarmos em sintonia com os desafios da Educação Física Escolar na atualidade, não podemos simplesmente retomar os Métodos Ginásticos Europeus sem a devida crítica aos seus princípios e finalidades.” A autora irá propor uma outra ideia de ginástica, apoiada no Coletivo de Autores de 1992. A partir do texto, o que a autora pretende sustentar em relação à ginástica na escola?


A) Uma retomada da Ginástica na escola através do "confronto" entre as tradicionais e as novas formas de exercitação, possibilitando aos alunos uma prática corporal que lhes permita atribuir "sentido próprio às suas exercitações ginásticas".

B) Uma retomada da Ginástica na escola através da aceitação da tradição em detrimento às novas formas de exercitação, possibilitando aos alunos uma prática corporal que lhes permita atribuir uma exercitação física adequada à saúde.

C) Uma retomada da Ginástica na escola através das novas formas de exercitação, possibilitando aos alunos uma prática corporal que lhes permita atribuir "sentido próprio às suas exercitações ginásticas”, pois o passado deve ser esquecido.

D) Uma retomada da Ginástica na escola através do "confronto" entre as tradicionais e as novas formas de exercitação, possibilitando aos alunos uma prática corporal que lhes permita adotar o sentido dado pelo docente à prática corporal.

E) Uma retomada da Ginástica na escola aos moldes dos métodos ginásticos da Europa, mas também trazer as novas formas de exercitação, possibilitando aos alunos uma prática corporal que lhes permita reviver o passado, mas também o novo, sem a necessidade de confronto.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 466

Vamos para o Anterior: Exercício 464

Tente Este: Exercício 237

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.80ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=1.07ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 6ms))