PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (Instituto Consulplan 2020)
Observe o depoimento de determinada professora sobre sua atitude mediante o erro de um aluno:
“Não fico preocupada que ele descubra logo. Eu o faço pensar, na hora, mas se ele se mostra firme diante do que fez, eu digo que está bem, e depois crio situações com material concreto ou de outra forma para que ele venha a se dar conta. Esses casos eu registro no meu caderno para depois ver o que aconteceu!”
Podemos afirmar que sua atitude demonstra:
A) Que ela deve aceitar tudo o que a criança faz ou fala, porque é interessante. Considerar e valorizar significa acreditar que um dia ela virá a descobrir.
B) Desconsidera a dimensão da dificuldade do aluno, pois não mostra como se faz algo para ele. Quando o aluno refaz, induzido pela professora, ele evita o estresse que atrapalha o aprendizado efetivo.
C) As tarefas de avaliação são pontos de chegada do professor no sentido de gerar conflitos entre as crianças pela confrontação entre elas a respeito de diferentes soluções pensadas, atividade do pensamento em evolução.
D) Uma concepção dinâmica e evolutiva do conhecimento, de descoberta por ensaio e erro, de tomada de consciência sobre o fazer, muito mais que a preocupação com resultados imediatos ou fórmulas definitivas de solução apresentadas pelo professor.
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