PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (FEPESE 2021)
Pode-se considerar, no presente, que o “bom ensino” não se limita ao avanço cognitivo intelectual, mas envolve progressos por parte de docentes e discentes com relação à afetividade e à sociabilidade, características importantes quando se deseja contribuir com a formação do ser humano integral – Paideia – um ideário clássico que vem sendo retomado por alguns autores na contemporaneidade. Nessa direção, o papel da didática sofreu inúmeros questionamentos ao longo de sua história.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a partir da leitura do parágrafo acima.
( ) A didática foi bastante problematizada. Na década de 1980 fervilharam discussões acerca da necessidade e da eficácia desse “instrumento”.
( ) Dentro da pedagogia, o papel da didática não foi questionado e suas formas de abordagem se mantiveram as mesmas ao longo do tempo.
( ) Alguns pesquisadores contemporâneos afirmam que a didática precisa ser tridimensional: humana, técnica e política.
( ) No presente, a didática se encerra em uma disciplina puramente objetiva, racional e neutra.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A) V • V • V • F
B) V • F • V • V
C) V • F • V • F
D) V • F • F • V
E) F • F • V • F
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 329
Vamos para o Anterior: Exercício 327
Tente Este: Exercício 417
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia