PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (IBFC 2021)
A eficácia das estratégias educacionais, é um fator importante para a aquisição de conhecimento. As estratégias englobam técnicas ou métodos que os estudantes utilizam para aprender. Nesse sentido, Boruchovitch e Santos (2011) destacam que: ”A aprendizagem escolar encontra-se fortemente associada à utilização eficiente de estratégias de aprendizagem. O anseio de que elas sejam inseparáveis do processo de ensinar e aprender exige um professor que saiba combinar o ensino dos conteúdos com as técnicas, os procedimentos e as estratégias no contexto das situações concretas que encontra (Veiga Simão, 2004b). Teóricos recomendam que o trabalho do professor não seja destinado apenas a proporcionar conhecimentos e a assegurar certos produtos ou resultados da aprendizagem, mas também a fomentar os processos mediante os quais esses produtos podem ser alcançados.
(Noguerol, 1999; Pozo, 1996, 1998, 2002).”
(BORUCHOVITCH; SANTOS, 2011, p. 287)
Assinale a alternativa incorreta sobre o tema discutido pelos autores, acima, citados:
A) As estratégias pressupõem uma sequência de atividades, operações ou planos que devem ser orientados para a consecução das metas de aprendizagem
B) As estratégias, para serem qualificadas como adequadas, necessitam que o educador saiba como, quando e por que utilizá-las. Além disso, quando possível, o educador pode modificá-las em função da tarefa
C) A nova cultura de aprendizagem exige dos alunos apenas uma mera aquisição de verdades absolutas
D) Espera-se que o trabalho do professor não se limite apenas à transmissão de conhecimento. Ele deve incentivar o aluno a utilizar estratégias de aprendizagem
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 294
Vamos para o Anterior: Exercício 292
Tente Este: Exercício 109
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia