Procura

PedagogiaLei nº 9.394 de 1996 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 19

  • (VUNESP 2020)

Dentre as críticas feitas à LDBEN n° 9.394/96, o documento MEC/UFC (2010, volume 1) destaca o seguinte:


A) a aprovação e a certificação por terminalidade específica não faz sentido porque a aprendizagem é um processo que não pode obedecer a uma terminalidade prefixada com base na condição intelectual de alguns.

B) a adoção do multiculturalismo crítico porque toma como referência a liberdade e a emancipação e defende que a justiça, a democracia e a equidade não são dadas, mas conquistadas.

C) a proposta da transversalidade em educação porque remete a processos de ensino e de aprendizagem em que o aluno transita pelos saberes escolares, integrando-os e construindo pontes entre eles, o que torna o ensino caótico.

D) um currículo não disciplinar porque implica um ensino sem as gavetas das disciplinas, em que se reconhece a multiplicidade das áreas do conhecimento e o trânsito livre entre elas, o que dificulta o entendimento dos alunos com deficiência.

E) o enfoque de formação de turmas tidas como homogêneas porque é um dos argumentos de defesa em favor da qualidade do ensino, que precisa ser refutado, pois se trata de uma ilusão que compromete o ensino e exclui alunos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 20

Vamos para o Anterior: Exercício 18

Tente Este: Exercício 113

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.24ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.62ms))((ts_substr_c=0.96ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 7ms))