PedagogiaEducação especial - leis tratados e normas especiais
- (IBADE 2020)
Antes, nós tínhamos a escola regular e a escola especial, separadamente. A educação inclusiva aparece para acabar com essa separação. Ela é a educação especial dentro da escola regular com o objetivo de permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a diversidade. A educação inclusiva não é a mesma coisa que a educação especial. A educação especial é uma modalidade de ensino que tem a função de promover o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, e que abrange todos os níveis do sistema de ensino, desde a educação infantil até a formação superior. Ela é responsável pelo atendimento especializado ao aluno e seu público-alvo são os alunos com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, intelectual, física ou múltipla), com distúrbios de aprendizagem ou com altas habilidades (superdotados). A educação inclusiva é uma modalidade de ensino na qual o processo educativo deve ser considerado como um processo social, em que:
A) o ensino a distância não pode ser utilizado como complementação da aprendizagem.
B) as comunidades indígenas e quilombolas não se encontram contempladas.
C) todas as pessoas, com deficiência ou não, têm o direito à escolarização.
D) é fundamental o fortalecimento dos vínculos com as famílias e demais redes de apoio.
E) o ensino religioso faz parte integrante da formação básica em prol da cidadania.
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