PedagogiaLei nº 9.394 de 1996 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações (2)
- (FURB 2019)
No início do processo de tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), duas tendências polarizaram as disputas em torno de concepções educacionais que deveriam nortear a organização do sistema público escolar: a Tendência Histórico Crítica e a Tendência Liberal Tecnicista. Sobre essas duas tendências, analise as afirmações abaixo, colocando HC, para Tendência Histórico-Crítica, e LT, para Tendência Liberal Tecnicista:
( ) Introduzida na política oficial brasileira no final dos anos 60, fundamentada no pressuposto de que a educação deve subordinar-se à sociedade. ( ) Fundamentada nas relações entre educação e os condicionantes sociais, faz crítica à educação no âmbito do capitalismo, tendo em vista o caráter contraditório que preside as relações sociais. ( ) Para esta tendência, a educação pode interferir na sociedade no sentido de contribuir para sua transformação. ( ) Essa tendência se fundamenta no pressuposto de que a educação deve subordinar-se à sociedade. ( ) Para essa tendência de caráter utilitarista, a educação tem a função instrumental de preparar mão de obra para o mercado de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
A) LT – HC – HC – LT – LT.
B) HC – HC – HC – HC – HC.
C) HC – HC – HC – HC – LT.
D) LT – HC – HC – HC – LT.
E) HC – LT – HC – LT – HC.
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