JornalismoDiversos (2)
- (FGV 2015)
Em meados dos anos 1970 foi proposto um modelo de comunicação nomeado “ feito de nquadramento” ( Framing Theory), segundo o qual a mídia influi no modo de interpretação dos receptores ao enquadrar a mensagem numa moldura (frame) de referências anteriores. Desse modo, a mídia acaba determinando a compreensão dos fatos noticiados a partir do momento em que referencia o acontecimento a um dado contexto. Daí, infere-se que:
A) a apuração precisa dos fatos assegura a isenção jornalística e consequentemente a apreensão objetiva da realidade;
B) o uso sistemático de expressões rotulatórias no texto jornalístico pode reforçar o senso comum;
C) todo o conhecimento humano advém das mensagens construídas pela mídia de massa;
D) para identificar os enquadramentos basta conhecer a linha editorial do veículo de comunicação;
E) as referências pessoais dos receptores rechaçam o poder da mídia junto à opinião pública.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 21
Vamos para o Anterior: Exercício 19
Tente Este: Exercício 422
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Jornalismo