Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (5)


EXERCÍCIOS - Exercício 218

  • (VUNESP 2015)

A partir do século XVIII, consolidaram-se os conceitos de democracia e a prática de sua implementação. Em essência, trata-se de fazer com que as decisões políticas reflitam a vontade coletiva, por meio da representação de todos. Embora seja uma grande contribuição da civilização ocidental, a sua aplicação no mundo real costuma patinar. Na democracia representativa, os cidadãos escolhem seus dirigentes, delegando a eles e a seus prepostos as decisões que fazem andar a nação. Se fizerem barbeiragem, conserta-se na próxima eleição.

Compete com esse modelo a democracia direta, ou participativa, na qual muitas resoluções são tomadas diretamente pelos eleitores. É o povo decidindo, sem intermediários. O conceito é atraente, mas as armadilhas espreitam. Pesquisa patrocinada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que, se o povo decidisse como distribuir o orçamento público, o país pararia em poucas semanas. Ninguém se lembra de deixar dinheiro para pagar a polícia, manter os esgotos ou tampar os buracos. Daí que a participação não é viável senão a conta-gotas, com um plebiscito aqui, um referendum ali e só um pedacinho do dinheiro alocado por orçamentos participativos. Mas os reais escolhos não estão aí, e sim no mau uso da democracia direta, em situações em que ela destrói a essência do princípio democrático de que todos serão representados.

(Claudio de Moura Castro, A democracia e suas derrapagens. Veja , 29.07.2015)


Segundo o texto, um destacado aspecto negativo da democracia participativa reside


A) na falta de coerência dos representantes ao distribuir verbas para suprir necessidades básicas.

B) no despreparo da classe política para representar o eleitorado diante dos problemas nacionais.

C) na indiferença dos representantes eleitos à vontade soberana daqueles que os elegeram.

D) na participação do povo em plebiscitos e referendos, mesmo sem entender de orçamentos.

E) no desvirtuamento do ideário democrático quanto à representação do total dos eleitores.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 219

Vamos para o Anterior: Exercício 217

Tente Este: Exercício 77

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.66ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.51ms))((ts_substr_c=0.79ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 6ms))