PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (5)
- (FGV 2015)
“ Anúncio: Meu amigo, sente-se cansado, abatido, desmoralizado, com a consciência de que a vida não vale nada? Acha permanentemente que a vida perdeu todos os seus valores, que não há mais ética, conceitos estéticos, nenhum objetivo mais profundo e mais humano a atingir? Sua vista está obnubilada por uma permanente poluição visual? O mundo não passa de uma comercialização a qualquer preço? Não desespere: Telefone-nos imediatamente e destruiremos logo o seu aparelho de televisão. Já! Grátis: Sem televisão você será um homem inteiramente novo. Sem televisão você voltará a ver a vida como ela é.”
(Millôr Fernandes, Definitivo, Porto Alegre, LP&M, 1994)
A marca predominante do texto publicitário que se encontra presente no texto 1 é:
A) a tentativa de convencimento do leitor;
B) a tendência ao emprego de linguagem coloquial;
C) a intenção clara de iludir o leitor;
D) o tratamento do leitor como alguém a ser instruído;
E) a visão positiva do mundo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 158
Vamos para o Anterior: Exercício 156
Tente Este: Exercício 481
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português