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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (5)


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (BIO-RIO 2015)

TEXTO 2
“Cabe ressaltar que a falta de educação, saúde, segurança pública, de políticas públicas, de conselhos comunitários eficazes (integrando os adolescentes às atividades da comunidade), de efetividade dos direitos fundamentais e de aparelhamento nos institutos de internação de menores são algumas das causas imediatas e mediatas desse fenômeno que é a delinquência infanto-juvenil. Por isso, não devemos conceber apenas o lado da penalidade aos jovens. Tem-se, de longas décadas, a omissão do poder público no tocante à prática de atos concernentes à viabilização das normas constitucionais garantidoras de direitos essenciais, tendo em vista que grande parte da população é excluída do digno convívio social. Isso enaltece o desnivelamento de classes e por via refletiva afrontando a dignidade da pessoa humana, surgindo, ainda que não justificante, uma camada criminalizada da população, constituindo-se em um núcleo de violência que atinge toda a sociedad e ."
( Revista Visão Jurídica, Sande Nascimento de Arruda)
O texto 2 defende a ideia de que:


A) o desnivelamento de classes sociais leva o jovem obrigatoriamente ao crime.

B) a penalização dos jovens não é medida necessária no combate ao crime.

C) a participação do poder público colabora para a delinquência infanto-juvenil.

D) a falta de educação é elemento importante na criminalização de jovens.

E) a garantia de direitos essenciais traria a extinção da delinquência juvenil.


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