PedagogiaDiversos (2)
- (IBFC 2015)
Para o educador de Ensino Religioso é necessário ter uma formação teórica que contemple o conhecimento necessário, para conduzir as discussões dentro de sala de aula, para manter sempre a atenção e o respeito às diferentes concepções religiosas, uma vez que vivemos em “[...] um mundo das ‘religiões e religiosidades’ porque, se queremos compreender melhor a realidade religiosa em nossas sociedades, não podemos limitar nosso enfoque às religiões instituídas, por mais diversificadas que sejam” (SOUZA, p. 34). Atualmente, é preciso lembrar, muitas pessoas, apesar de não seguirem os preceitos e códigos de uma religião em particular, têm um modo particular de expressar sua religiosidade e também precisam ser respeitados e ouvidas, ainda que não estejam vinculadas à nenhuma religião convencionalmente reconhecida como tal. Segundo adverte Cruz (2012, p. 7): “é importante que o amor tão exigido em cada religião não se transforme em rejeição quando religiões diferentes entram em contato”.
Assinale a afirmativa coerente com o texto acima:
A) Devido ao respeito com o relacionamento de cada um com o Sagrado, as percepções particulares devem ser superadas para serem unidas numa forma homogênea de crença como a maneira de contribuir para a construção de um mundo mais fraterno.
B) As convicções religiosas particulares devem ser preservadas e mantidas acima de tudo, suplantando todos os níveis de relacionamento, seja interpessoal ou entre credos, raças ou países.
C) Somente através do conhecimento de suas próprias concepções religiosas poderemos entender e respeitar as próprias confissões religiosas e os outros devem respeitar que somos livres de preconceito e de intolerância, demonstrando que o professor de ensino religioso é o detentor do real conhecimento em meio a um país com exagerada diversidade étnica, cultural e religiosa.
D) O Ensino Religioso só poderá servir aos propósitos de fomentar a cultura de paz e respeito à diversidade quando conseguirmos criar uma identidade pedagógica que contemple a formação humana em uma amplitude holística.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 358
Vamos para o Anterior: Exercício 356
Tente Este: Exercício 139
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia