PedagogiaDiversos (2)
- (VUNESP 2015)
João Carlos, professor PEB II de uma escola pública municipal, leu nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1 aà 4 aséries, v. 1) que mesmo os alunos que conseguem completar o ensino fundamental acabam dispondo de menos conhecimento do que se objetiva para aqueles que concluem a escolaridade obrigatória. Como outros colegas, ele vem buscando melhorar seu trabalho educativo de modo a reverter essa situação.
Ao buscar a razão do baixo rendimento escolar dos estudantes brasileiros, João Carlos encontrou possível resposta na obra de Dowbor (2007). De acordo com esse autor, o estudante brasileiro aprende menos do que se espera para o Ensino Fundamental devido
A) à escola ter se esquecido de que o principal objetivo dessa etapa da educação básica consiste em desenvolver a cultura geral dos estudantes a partir dos autores clássicos, sobretudo dos filósofos gregos.
B) à escola estar demasiadamente preocupada com as novas tecnologias da informação, levando os alunos a “navegarem” entre as mais diversas e incertas opiniões disponibilizadas na internet
C) aos educadores terem se acomodado à ideia de que ninguém mais pode aprender tudo o que a Humanidade produz e, por isso, optaram pela redução do nível de exigência da escola, ofertando escasso conteúdo acadêmico.
D) à falta de disciplina, de atenção, de paciência, de persistência e de capacidade de perseguir objetivos a longo prazo, comportamentos típicos dos estudantes da geração atual, resultado do descaso familiar.
E) à falta de vínculo entre os conteúdos escolares e sua realidade, pois os sujeitos dessa faixa etária interpretam o mundo a partir do espaço onde vivem, isto é, a partir de sua realidade concreta.
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