Ética na administração públicaDecreto nº 1.171 de 1994
- (CCV-UFC 2015)
Roberto ocupa o cargo de Auxiliar e foi convocado para trabalhar no Vestibular. Ele deveria conferir toda a documentação dos candidatos inscritos, mas deparou-se com Zélia que não apresentou na hora da entrada o documento de identidade. Ela alegou ter sido roubada na véspera e não teve tempo de fazer um Boletim de Ocorrência. Observando o ocorrido, o superior hierárquico de Roberto determinou que deixasse Zélia ingressar no recinto, já que ela se comprometera a pagar ao superior uma “gratificação” pelo favor prestado. Sentindo-se pressionado, Roberto acatou a ordem sem questionar. Após o ocorrido, pensou: “Fiz o certo?” Considerando as prescrições do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é correto afirmar:
A) Roberto agiu corretamente, pois ali poderia estar uma futura profissional competente.
B) Com a anuência do seu superior hierárquico, Roberto cumpriu uma das prescrições do Código de Ética qual seja, respeitar as determinações do superior imediato.
C) Como Roberto era funcionário de outro órgão e estava no vestibular como convocado, não tinha obrigação de cumprir esse tipo de regra, portanto atuou licitamente.
D) Considerando o contexto maior de tantos candidatos concorrentes, Roberto deveria barrar a candidata, resistindo a todas as pressões do superior hierárquico que visava benesses.
E) Roberto agiu corretamente visto que o referido Código de Ética determina como dever do servidor, agir com cortesia, urbanidade, disponibilidade e atenção a todos os usuários do serviço público.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 271
Vamos para o Anterior: Exercício 269
Tente Este: Exercício 369
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Ética na administração pública