Procura

PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias


EXERCÍCIOS - Exercício 255

  • (VUNESP 2022)

Ao longo do século XX, houve no Brasil uma expansão significativa de vagas no ensino público, o que colaborou para que uma parte importante da população tenha passado algum tempo na escola. Na visão de Haddad e Di Pierro (2000), essa expansão se relaciona com os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), que


A) perdeu relevância nas políticas públicas educacionais, uma vez que o volume de adultos não escolarizados caiu para níveis insignificantes, que não justificam a alocação de recursos públicos.

B) passou, a partir da década de 1990, a integrar o ampliado sistema regular de ensino, extinguindo­se as classes separadas das crianças, em prol de uma troca mais intensa de experiências.

C) depende de constante mobilização da sociedade civil, uma vez que não há previsão constitucional para o direito ao ensino fundamental para jovens e adultos.

D) lida hoje com um volumoso contingente de alunos que mantêm uma relação de tensão e conflito com a escola, visto que já passaram alguns anos no sistema escolar, mas foram dele excluídos sem adequada formação.

E) teve de encerrar muitos dos seus programas ofertados na escola pública, já que usavam o espaço ocioso, agora ocupado com a abertura de mais turmas regulares.


Vamos para o Anterior: Exercício 254

Tente Este: Exercício 115

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.22ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.83ms))((ts_substr_im=0.72ms))
((total= 6ms))