PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (IBFC 2019)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei; é voltada para pessoas que não tiveram acesso à escola por alguma situação na idade própria. No tocante ao processo de aprendizagem voltado aos educandos de EJA deve se ter como prioridade a contextualização da realidade. Quanto a esse contexto e acerca das alternativas de trabalho didático com turmas de EJA, analise as afirmativas abaixo.
I.A adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes com os interesses e necessidades dos alunos é fundamental, pois, além de tornar a aula mais dinâmica, menos cansativa e mais interessante, possibilita que os estudantes pensem sobre suas identidades e subjetividades, suas formas de ser e estar no mundo, lendo e modificando esse mundo. II.Os materiais/procedimentos didáticos – livros, jornais, aparelhos eletrônicos ou até mesmo uma roda de conversa – devem servir aos alunos como referência para fazer comparações e análises, corrigir conceitos e estimular o interesse, a participação e a autonomia dos alunos. III.Uma prática muito comum à alfabetização é o uso do alfabeto ilustrado que aponta uma figura, geralmente em desenho, relacionado a cada letra do alfabeto de acordo com seu som inicial. Originalmente formulado para atender ao aluno que é alfabetizado durante a infância, e serve perfeitamente ao universo vocabular do educando da EJA. Trata-se de um material adequado aos educandos jovem, adulto e idoso.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas a afirmativa I está correta
B) Apenas a afirmativa II está correta
C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
D) As afirmativas I, II e III estão corretas
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