PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (Instituto Consulplan 2021)
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é imprescindível que o educador conheça profundamente o estudante para que possa desenvolver uma prática que responda às necessidades de cada um, em que os erros sejam explicados e possibilitem intervenções no processo como um todo, garantindo o sucesso através de uma avaliação que tenha este caráter também formativo. Dessa forma, podemos afirmar que a avaliação enquanto relação dialógica, EXCETO:
A) Passa a exigir do professor uma relação epistemológica com o aluno – uma conexão entendida como reflexão aprofundada a respeito das formas como se dá a compreensão do educando sobre o objeto do conhecimento.
B) Vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão.
C) Deve-se preservar a especificidade da natureza histórica humana por ser o processo de ensino-aprendizagem um campo de confronto saudável entre pessoas que estão ensinando e aprendendo mutuamente, pessoas que supostamente estão abertas ao diálogo.
D) Deve buscar a subjetividade social e não permitir que a objetividade impregnada em uma visão individualista do mundo, sem comprometimento com o bem comum e desarticulada do processo social permaneça jogando nos ombros de nossos estudantes toda responsabilidade do fracasso ou do sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
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