PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (Prefeitura de Bauru - SP 2021)
Na Educação Escolar de adolescentes, a relação mediada pelo adulto das normas morais e éticas, proporcionam o sentido pessoal de vida e autoconsciência do adolescente. Porém tais normas só podem ser apropriadas pela transmissão dessas objetivações. Rubinstein (1973) afirma, por meio de suas pesquisas, que a transmissão do conteúdo pelo professor é uma das bases mais importantes e indispensáveis à apropriação permanente do conhecimento pelo aluno. A pedagogia histórico-crítica confirma tal asserção e não coaduna com as pedagogias hegemônicas embasadas no lema “aprender a aprender”, as quais descaracterizam o papel do professor. Nesse contexto é possível afirmar que:
A) A redefinição do papel do aluno e do professor é necessária. Visto que, a transmissão dos conhecimentos clássicos e não cotidianos dificulta o desenvolvimento do aluno. Nessa relação entre professor e aluno a transmissão de conteúdos não é essencial.
B) O professor não será o responsável pela transmissão do conhecimento, já que o aluno aprende no processo de elaboração individual. A construção de conteúdos e objetivos ocorrerá de maneira não sistematizada.
C) É necessário definir o que significa transmissão de conhecimentos. Essa ação deve possibilitar o desenvolvimento de um ser genérico e ativamente partícipe da vida da sociedade. Para tanto, é necessário que haja a transmissão de conteúdos sistematizados e dos conteúdos clássicos.
D) O agente do aprender é o professor, que incorpora as pedagogias hegemônicas embasadas no conceito de que o aluno não incorpora o conhecimento pela transmissão realizada pelo agente.
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