Procura

PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias


EXERCÍCIOS - Exercício 251

  • (CONSULPLAN 2022)

Certo professor ouve a conversa entre duas senhoras que falavam sobre as dificuldades que enfrentavam com a escola. No diálogo entre as duas, ouviu: “Eu agora já entendi. ‘Problema’ é aquilo que a gente tenta resolver na escola e ‘pobrema’ são as coisas que a gente tem que resolver na vida da gente. Entendeu?” Em relação a um dos problemas encontrados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), esse diálogo entre as duas senhoras demonstra:


A) A dificuldade de comunicação entre as populações que procuram os cursos de EJA e a linguagem especificamente escolar.

B) O conhecimento que se tece em redes a partir de todas as experiências que vivemos, de todos os modos como nos inserimos no mundo a nossa volta.

C) A idade e as vivências social e cultural dos educandos que são ignoradas, mantendo-se, nestas propostas, a lógica infantil dos currículos destinados às crianças que frequentam a escola regular.

D) Que cada um tem uma forma própria e singular de tecer conhecimentos através dos modos como atribui sentido às informações recebidas, estabelecendo conexões entre os fios e as tecituras anteriores e os novos.

E) Os processos de aprendizagem vividos, sejam eles formais ou cotidianos, que envolvem a possibilidade de atribuição de significado por parte daqueles que aprendem as informações recebidas do exterior da escola.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 252

Vamos para o Anterior: Exercício 250

Tente Este: Exercício 182

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.35ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.82ms))((ts_substr_c=0.63ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 5ms))