PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (CONSULPLAN 2022)
Certo professor ouve a conversa entre duas senhoras que falavam sobre as dificuldades que enfrentavam com a escola. No diálogo entre as duas, ouviu: “Eu agora já entendi. ‘Problema’ é aquilo que a gente tenta resolver na escola e ‘pobrema’ são as coisas que a gente tem que resolver na vida da gente. Entendeu?” Em relação a um dos problemas encontrados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), esse diálogo entre as duas senhoras demonstra:
A) A dificuldade de comunicação entre as populações que procuram os cursos de EJA e a linguagem especificamente escolar.
B) O conhecimento que se tece em redes a partir de todas as experiências que vivemos, de todos os modos como nos inserimos no mundo a nossa volta.
C) A idade e as vivências social e cultural dos educandos que são ignoradas, mantendo-se, nestas propostas, a lógica infantil dos currículos destinados às crianças que frequentam a escola regular.
D) Que cada um tem uma forma própria e singular de tecer conhecimentos através dos modos como atribui sentido às informações recebidas, estabelecendo conexões entre os fios e as tecituras anteriores e os novos.
E) Os processos de aprendizagem vividos, sejam eles formais ou cotidianos, que envolvem a possibilidade de atribuição de significado por parte daqueles que aprendem as informações recebidas do exterior da escola.
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