PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (VUNESP 2021)
Durante uma conversa informal, uma professora confessou ter preferência em trabalhar em classes de Educação de Jovens e Adultos, pois ela afirma que, nessas turmas, a maioria dos alunos tem acima de 50 anos de idade e que são estudantes comportados e motivados. A docente ainda argumentou que os alunos adultos gostam de copiar a lição da lousa e ouvir as explicações do professor. De acordo com Brunel (2004), na Educação de Jovens e Adultos (EJA),
A) o papel do professor é fácil, pois os alunos são mais responsáveis por terem mais idade e, além disso, a maioria desses alunos nunca estudou porque viveu na zona rural, por isso, os estudantes mantêm-se sempre atentos e calados, para aprender o conteúdo passado pelo professor.
B) alguns alunos têm entre 15 ou 18 anos e são agitados, portanto o professor deve adotar uma postura dura e licenciosa, para garantir que os jovens fiquem compenetrados, pois a maior parte desses estudantes possui histórico de déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem.
C) quanto à relação professor-aluno, é interessante fazer com que ela prescinda do humano, do social e do singular, sendo que os professores mais eficientes são aqueles que veem os alunos como deveriam ser.
D) o professor tem que conciliar o afeto com a disciplina e com um currículo a ser cumprido. Na EJA o professor afetivo é aquele que sabe ouvir, que tenta entender o aluno na sua singularidade.
E) os alunos possuem histórico de repetência, de abandono da escola ou problemas de aprendizagem; mostram-se desmotivados com a instituição de ensino e, na maior parte das vezes, não admitem que o motivo do fracasso escolar é apenas deles.
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