PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (VUNESP 2019)
De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), desde 1990 vêm sendo criados e aplicados exames de âmbito federal, dos quais se destacam o Sistema de Avaliação Básica – Saeb (1994), o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem (1998), o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Enceja (2002), a Prova Brasil (2005), a Provinha Brasil (2007), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Para eles, os instrumentos de avaliação nacional visam a realizações de avaliações em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos, para
A) oferta à população, de comparação entre o desempenho de escolas públicas e privadas.
B)
diagnóstico da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
C) classificação das escolas do país, oferecendo a sua clientela uma referência para escolha
D) comparação do nível de instrução da mão de obra brasileira com o de outros países.
E) prestação de contas aos financiadores dos programas de melhoria do ensino.
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