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PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias


EXERCÍCIOS - Exercício 113

  • (VUNESP 2019)

De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), desde 1990 vêm sendo criados e aplicados exames de âmbito federal, dos quais se destacam o Sistema de Avaliação Básica – Saeb (1994), o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem (1998), o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Enceja (2002), a Prova Brasil (2005), a Provinha Brasil (2007), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Para eles, os instrumentos de avaliação nacional visam a realizações de avaliações em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos, para



A) oferta à população, de comparação entre o desempenho de escolas públicas e privadas.

B)

diagnóstico da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.



C) classificação das escolas do país, oferecendo a sua clientela uma referência para escolha

D) comparação do nível de instrução da mão de obra brasileira com o de outros países.

E) prestação de contas aos financiadores dos programas de melhoria do ensino.


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