Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física
- (FGV 2021)
Castro e Baptista (2019) têm discutido a importância sobre a análise da Educação Física – e, portanto, também do fenômeno esportivo - com enfoque em questões de gênero e raça. Sobre isto, afirmaram que desestabilizar certos preconceitos e romper com os essencialismos é um papel das contribuições que tomam o corpo como um objeto de estudo.”
Sobre os recortes de gênero e raça, na perspectiva do debate empreendido pelos autores, é correto afirmar que
A) o esporte segue a lógica meritocrática e não dá margem para distinções de gênero e raça.
B) o esporte e a prática de atividade física constituem um fenômeno fora da vida social e, portanto, não distinguem nem gênero e nem raça em seu acesso.
C) as assimetrias sociais quanto a gênero e raça também impactam o acesso às oportunidades esportivas – especialmente por grupos alijados do centro hegemônico de poder.
D) as assimetrias sociais quanto a gênero e raça impactam a vida em sociedade, mas não penetram na esfera esportiva, já que conta ali a performance e o desempenho.
E) o esporte não está presente dentro daquilo que se chama ideologia de gênero.
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