Procura

Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 104

  • (FGV 2021)

Castro e Baptista (2019) têm discutido a importância sobre a análise da Educação Física – e, portanto, também do fenômeno esportivo - com enfoque em questões de gênero e raça. Sobre isto, afirmaram que desestabilizar certos preconceitos e romper com os essencialismos é um papel das contribuições que tomam o corpo como um objeto de estudo.”
Sobre os recortes de gênero e raça, na perspectiva do debate empreendido pelos autores, é correto afirmar que


A) o esporte segue a lógica meritocrática e não dá margem para distinções de gênero e raça.

B) o esporte e a prática de atividade física constituem um fenômeno fora da vida social e, portanto, não distinguem nem gênero e nem raça em seu acesso.

C) as assimetrias sociais quanto a gênero e raça também impactam o acesso às oportunidades esportivas – especialmente por grupos alijados do centro hegemônico de poder.

D) as assimetrias sociais quanto a gênero e raça impactam a vida em sociedade, mas não penetram na esfera esportiva, já que conta ali a performance e o desempenho.

E) o esporte não está presente dentro daquilo que se chama ideologia de gênero.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 105

Vamos para o Anterior: Exercício 103

Tente Este: Exercício 4

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+