Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física
- (IDECAN 2019)
A Educação Física (EF) escolar requer o entendimento dos fatores históricos e culturais que se encontram nas práticas da área e sua contribuição para reprodução das relações sociais hierarquizadas entre homens e mulheres. Sobre a EF e o que a envolve, sabe-se que
A) se faz desnecessário que os educadores tenham uma noção de gênero e sexualidade já que está inserida nos currículos escolares.
B) se ausenta na construção de gêneros masculinos e femininos numa perspectiva de superioridade do masculino, idêntica à sociedade atual.
C) Kunz (1993) afirma que a mistificação de estereótipos sexuais, mesmo estes tendo sua base na educação da família e uma história cultural, deve então, passar pela Escola e pela EF.
D) apesar de haver divergência entre as diversas maneiras e formas de viver os gêneros e a sexualidade, a escola não pode omitir-se e sim propor ações para que possam ser entendidos, ou seja, fazer com que os mesmos possam ser ouvidos.
E) um passo importante para a formação crítica dos professores e professoras seria aprofundar, teoricamente, nos cursos de formação as influências positivas do paradigma biológico na práxis da EF, assim como os motivos que a levam a reforçar os conflitos entre os sexos.
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