Procura

Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 129

  • (Instituto Consulplan 2022)

Ao relacionar esporte e inclusão, podemos favorecer tanto estudantes em algum estado de vulnerabilidade social quanto os que têm algum tipo de deficiência, além de promover momentos de empatia e trabalho em equipe entre todos os envolvidos da turma. NÃO representa um aspecto positivo do esporte para a inclusão:


A) Consciente de suas próprias limitações, o aluno tende a respeitar e a ser mais compreensivo com as dificuldades de seus colegas. Dessa forma, ele estará mais propenso a ser generoso e a colaborar com outras pessoas do seu círculo social.

B) A prática esportiva estimula diversas partes do corpo humano. Por meio dela é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas. O futebol, por exemplo, envolve a corrida, o chute, o pensamento estratégico e a colaboração com outras pessoas.

C) Ao estar envolvido em um esporte, o estudante aprende a reconhecer os limites do seu próprio corpo. No caso dos alunos com deficiência, essa limitação pode estar mais evidenciada; mas o envolvimento com os colegas na prática esportiva enfraquece a motivação para buscar a superação.

D) O autoconhecimento beneficia o fortalecimento da autoestima. O esporte ensina os alunos a lidarem com as falhas, por permitir que elas ocorram sem a sensação punitiva. Caso uma pessoa erre um arremesso no basquete ou um gol, o jogo retorna e outras oportunidades podem aparecer para colocar a bola na rede, por exemplo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 130

Vamos para o Anterior: Exercício 128

Tente Este: Exercício 42

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.00ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.69ms))((ts_substr_c=0.62ms))((ts_substr_im=0.72ms))
((total= 4ms))