Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física
- (VUNESP 2019)
Analise a seguinte situação hipotética:
Um professor de Educação Física ministrava aulas para uma turma em que havia um aluno com Síndrome de Down chamado Elias. O professor planejou suas aulas de modo a garantir que Elias conseguisse participar das atividades propostas de acordo com suas possibilidades e, além disso, estimulou os demais alunos a fazerem amizade com Elias e convidarem-no para outras atividades sociais realizadas na escola.
De acordo com o escrito por Alves e Duarte (2012) a respeito de como trabalhar com alunos com Síndrome de Down, na situação hipotética descrita, o professor agiu
A) incorretamente, porque o movimento inclusivo defende que o professor deve se ater ao tempo destinado à sua aula para promover a inclusão social da criança.
B) corretamente, porque é mais importante que o aluno com Síndrome de Down faça amizades do que ser estimulado a participar das atividades da aula de Educação Física.
C) corretamente, porque o movimento inclusivo defende que se deve ir além dos conteúdos propostos em aula e abranger a inclusão social da criança em seu ambiente.
D) corretamente, porque quando as atividades físicas são adaptadas às características dos alunos com Síndrome de Down, não é preciso estimular sua participação nas atividades sociais existentes na escola.
E) incorretamente, porque o movimento inclusivo defende que o professor deve se ater ao aluno com Síndrome de Down e não envolver os demais alunos para promover a inclusão social da criança.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 21
Vamos para o Anterior: Exercício 19
Tente Este: Exercício 127
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física