Procura

Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 119

  • (UPENET/IAUPE 2022)

A temática da inclusão vem sendo cada vez mais debatida e questionada na sociedade de forma geral. Nas aulas de Educação Física escolar, as características de uma prática pedagógica inclusiva podem ser identificadas quando


A) durante a realização de jogos de salão, o professor pede para o estudante que possui superdotação ou altas habilidades desenvolver uma jogada de xadrez e todos da turma devem reproduzir exatamente aquela forma de jogar.

B) o professor, ao trabalhar o conteúdo ginástica rítmica em uma aula com construção de sequência gímnica, indica ao estudante surdo que apenas observe a aula deixando para participar da aula quando o conteúdo exigir apenas movimentos corporais.

C) durante todas as aulas, o estudante que é cego tem garantido seu direito de alguém narrar para ele o trabalho com os conteúdos: dança, luta, ginástica, esporte, etc.

D) as características de uma possível prática pedagógica inclusiva na Educação Física escolar podem ser assinaladas a partir da postura do professor, mas não se encerram nele. Assim, em uma aula que busca ser inclusiva, o professor pode trabalhar o voleibol sentado com toda a turma discutindo as características do jogo e seu formato tradicional e em seu formato adaptado.

E) busca-se adaptar as atividades que compõem a aula de forma que todos dela possam participar, respeitando suas condições, e aqueles que não quiserem participar quando não gostarem do conteúdo, sempre terão o direito reservado de só fazerem relatório porque têm características que merecem essa atenção especial.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 120

Vamos para o Anterior: Exercício 118

Tente Este: Exercício 48

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+