PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
Francisco Imbernón, no livro Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, apresenta cinco grandes eixos de formação dos professores, a saber: a reflexão prático-teórica; a troca de experiências entre iguais; a união da formação a um projeto de trabalho; a formação como estímulo crítico; e o desenvolvimento profissional da instituição educativa mediante o trabalho conjunto. Para o autor, o desenvolvimento profissional do professor
A) está ligado a uma concepção neoliberal de educação, que objetiva uma formação tecnicista e que acaba por fomentar um ambiente de competividade entre os docentes.
B) equipara-se à formação permanente, sendo esta o único meio de desenvolver-se profissionalmente.
C) busca o engajamento dos educadores no cumprimento de metas e objetivos, almejando o bom rendimento escolar dos alunos no tocante aos exames externos.
D) pode ser concebido como qualquer intenção sistemática de melhorar a prática profissional e os conhecimentos profissionais, com objetivo de aumentar a qualidade docente.
E) está desvinculado de aspectos como salário, demanda de mercado de trabalho, clima de trabalho nas escolas, promoção na profissão, estruturas hierárquicas e carreira docente.
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