PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
O supervisor de ensino Joseffo André sabe que estão entre as atribuições do seu cargo: atuação em conjunto com os profissionais do serviço de educação inclusiva; elaboração e implementação de propostas e ações que assegurem a educação inclusiva nos estabelecimentos de ensino. Para tanto, uma importante esfera de atuação é a formação continuada de professores. Segundo Mantoan (2013), “no caso de uma formação inicial e continuada direcionada à inclusão escolar, estamos diante de uma proposta de trabalho que não se encaixa em uma especialização, extensão ou atualização de conhecimentos pedagógicos”. Ensinar, na perspectiva inclusiva, de acordo com a autora, significa
A) reconhecer que é preciso ultrapassar a teoria e trabalhar, na prática, com turmas heterogêneas, a partir de aulas, manuais e regras, transmitidos e conduzidos por formadores especializados na área.
B) conhecer e saber aplicar métodos e técnicas específicas para a aprendizagem escolar desses alunos, compartilhando tais saberes com os demais educadores.
C) transmitir ao professor os conhecimentos que lhe faltam para ensinar aos alunos com deficiência, ou dificuldade de aprender, como a conceituação, a etiologia e os prognósticos das deficiências e dos problemas de aprendizagem.
D) ressignificar o papel do professor, da escola, da educação e de práticas pedagógicas que são usuais no contexto excludente do nosso ensino, em todos os seus níveis.
E) obter, o mais rápido possível, e de modo eficiente, conhecimentos que resolvam problemas pontuais a partir de regras gerais, favorecendo a todas as crianças uma educação de qualidade.
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