PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2015)
Segundo Rapoli (2010), “a educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.” Para a autora, a escola comum se torna inclusiva quando
A) institui uma organização dos processos de ensino e de aprendizagem incontestáveis, impostos e firmados sobre a possibilidade de exclusão dos diferentes, à medida que estes são direcionados para ambientes educacionais à parte.
B) reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.
C) implica em uma seleção prévia dos que estão aptos à inserção, pois nem todos os alunos portadores de deficiência podem estar nas turmas de ensino regular.
D) promove a individualização dos programas escolares, os currículos são adaptados e os objetivos educacionais são reduzidos para compensar as dificuldades de aprender.
E) considera que a escola não muda como um todo, mas os alunos têm de mudar para se adaptar às suas exigências.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 32
Vamos para o Anterior: Exercício 30
Tente Este: Exercício 65
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia
Novidade!
Clique aqui para baixar os próximos exercícios.
Depois de baixados, você poderá estudar mesmo sem estar conectado :-)
(Funciona melhor com o navegador Chrome atualizado)