PedagogiaPrincipais autores
- (VUNESP 2019)
Na acepção de Oliveira (2002), o desenvolvimento humano é uma tarefa conjunta e recíproca. Para a criança, ser colocada em um ambiente que não lhe desperte medo, mas a incentive a explorá-lo e ter a sua atenção dirigida a aspectos significativos para si mesma são elementos que ampliam seu sucesso na aventura de conhecer. Esse processo é coordenado pela inteligência, que representa a eficácia de um indivíduo em administrar conhecimentos disponíveis ou construir outros novos, tendo em vista a realização de um projeto. Nesse sentido, no entendimento da autora, a motivação para aprender surge
A) como uma competência individual inata que não muda qualitativamente ao longo do tempo, apenas se aperfeiçoa.
B) à medida que a criança busca dominar algo como meio de satisfazer certas necessidades.
C) com a disciplina comportamental em sala de aula desde os primeiros anos escolares.
D) da exigência conjunta da família e da escola de uma atitude positiva que a criança deve assumir frente ao conhecimento.
E) de um ambiente externo que apresente estímulos adequados às respostas que se espera obter das crianças.
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