Procura

DiversosDiversos (10)


EXERCÍCIOS - Exercício 141

  • (UFES 2017)

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:


A) As reintegrações cromáticas podem recompor o tecido pictórico, de forma que os traços, os volumes, os desenhos e as formas sejam refeitos, propiciando, aos olhos do observador, a continuidade entre o que foi reintegrado e o tecido pictórico original.

B) Avaliando-se a extensão das áreas comprometidas e a visibilidade dessas na composição, é preciso considerar o tamanho da lacuna a ser preenchida.

C) Quando a área a ser repintada ou retocada for muito visível ou se na pintura houver grandes lacunas é necessário recompor a obra, visando ao seu caráter educativo.

D) Quando na obra houver grandes lacunas, deve-se admitir que a obra está incompleta e limitar a intervenção ao tratamento de consolidação, mimetizando a lacuna por meio de preenchimento por mancha colorida, estudando-se o tom que melhor se adapte à pintura.

E) Quando não há registros que possam fornecer dados sobre os desenhos, os traços, as cores e as formas originais da obra, é recomendável a permanência da lacuna, utilizando-se uma coloração que se integre à pintura original.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 142

Vamos para o Anterior: Exercício 140

Tente Este: Exercício 397

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.92ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.37ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 7ms))