Comunicação socialDiversos (5)
- (IF-RJ 2010)
Quanto mais sólidas se tornam as posições da indústria cultural, tanto mais brutalmente esta pode agir sobre as necessidades dos consumidores.[...]
HORKHEIMER, M. e ADORNO, T. citado por FERREIRA, Giovandro Marcus. As origens recentes: os meios de comunicação pelo viés do paradigma da sociedade de massa. In: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luis C. e FRANÇA, Vera Veiga (Org.) Teorias da comunicação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p.110-111.
Marque a alternativa que expressa o desenvolvimento dado à questão enunciada.
A) As características da indústria cultural e, por conseguinte, de seus produtos, eliminam o caráter repressivo da sociedade.
B) Os autores criticam a relação existente entre os meios de comunicação e o indivíduo, uma vez que esta relação gera o cultivo da individualidade.
C) Segundo a teoria crítica, a indústria cultural age sobre as necessidades dos consumidores, a fim de propiciar-lhes tempo disponível para suas práticas criativas.
D) Os autores da teoria crítica advogam, para o bem da sociedade de consumo, uma racionalidade técnico-instrumental.
E) A teoria crítica elimina toda a possibilidade do indivíduo de consumir a cultura de maneira contestatória, irônica, muito menos crítica.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 207
Vamos para o Anterior: Exercício 205
Tente Este: Exercício 13
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Comunicação social