Procura

Comunicação socialDiversos (5)


EXERCÍCIOS - Exercício 206

  • (IF-RJ 2010)

Quanto mais sólidas se tornam as posições da indústria cultural, tanto mais brutalmente esta pode agir sobre as necessidades dos consumidores.[...]
HORKHEIMER, M. e ADORNO, T. citado por FERREIRA, Giovandro Marcus. As origens recentes: os meios de comunicação pelo viés do paradigma da sociedade de massa. In: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luis C. e FRANÇA, Vera Veiga (Org.) Teorias da comunicação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p.110-111.
Marque a alternativa que expressa o desenvolvimento dado à questão enunciada.



A) As características da indústria cultural e, por conseguinte, de seus produtos, eliminam o caráter repressivo da sociedade.

B) Os autores criticam a relação existente entre os meios de comunicação e o indivíduo, uma vez que esta relação gera o cultivo da individualidade.

C) Segundo a teoria crítica, a indústria cultural age sobre as necessidades dos consumidores, a fim de propiciar-lhes tempo disponível para suas práticas criativas.

D) Os autores da teoria crítica advogam, para o bem da sociedade de consumo, uma racionalidade técnico-instrumental.

E) A teoria crítica elimina toda a possibilidade do indivíduo de consumir a cultura de maneira contestatória, irônica, muito menos crítica.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 207

Vamos para o Anterior: Exercício 205

Tente Este: Exercício 13

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Comunicação social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.58ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.90ms))((ts_substr_c=1.07ms))((ts_substr_im=2.12ms))
((total= 13ms))