Comunicação socialDiversos (5)
- (FGV 2010)
Leia o trecho a seguir.
“Se considerarmos que a finalidade do vídeo educativo é de tornar a informação compreensível através de um outro meio de difusão que não o texto escrito, uma das interrogações recai sobre sua capacidade para divulgar informações específicas a um público-alvo (...). Será que essas informações constituem um veículo de acesso ao conhecimento ou, ao contrário, elas não conseguem atrair o interesse do espectador?”.
( PEIXOTO, Clarice E. “Videoteca da mulher. Mas afinal, vídeos para quem?” em MONTEIRO, Simone e VARGAS, Eliane. “Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com o campo da saúde” . Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006, p. 115)
A partir da indagação da autora, analise as afirmativas a seguir.
I. A especificidade das informações e do público-alvo garante as reações deste último, que sempre é previsível no que se refere às informações sobre saúde.
II. Independentemente do público-alvo, a preocupação com a estética no tratamento dos temas sobre a saúde é importante para o compartilhamento de conhecimentos através dos meios audiovisuais.
III. Por ser um poderoso instrumento de familiarização, o audiovisual educativo não deve utilizar a narrativa ficcional para a sensibilização do público-alvo em relação os temas sobre saúde.
Assinale:
A) se apenas a afirmativa I estiver correta.
B) se apenas a afirmativa II estiver correta.
C) se apenas a afirmativa III estiver correta.
D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
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