Governança de tiGerência de processos
- (UFMG 2018)
Conforme proposto no BPM CBOK – Guia de Corpo Comum de Conhecimentos sobre BPM,o Ciclo de vida de BPM ( Business Process Management) corresponde a um conjunto de fases que ocorrem sequencialmente de modo a ter resultados efetivos em implantações e melhorias de processos. Com relação ao Ciclo de vida de BPM, é INCORRETO afirmar que
A) dentre as áreas de conhecimento do BMP CBOK, a área de Gerenciamento do desempenho de processos pode ser considerada como uma das mais importantes no contexto tanto da fase de Monitoramento e Controle como da fase de Refinamento do ciclo BPM.
B) apesar de a fase de Análise do Ciclo de vida ter o objetivo relacionado ao conhecimento do contexto da organização relacionado com o processo ou os processos de negócio que estão sendo considerados, nem sempre será possível ou necessário modelar o processo AS-IS (o estado atual dos processos de negócio), o que não impede de se buscar benchmarking para análise.
C) além de outros resultados mínimos que são esperados para a fase de Desenho do Ciclo de vida, como: a modelagem TO-BE; a definição de métricas e indicadores para os processos envolvidos; e a definição de um Plano de implementação a ser usado na fase seguinte, se houver o objetivo de automatização será necessário também a modelagem das bases de dados ligadas a cada processo automatizado ou ao conjunto deles.
D) o Ciclo de vida do BPM tem como base o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) de Deming, sendo que a fase de Implementação do ciclo de vida BPM corresponde à fase Ação (Act) do ciclo PDCA.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 45
Vamos para o Anterior: Exercício 43
Tente Este: Exercício 29
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Governança de ti