Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 273

  • (CEV-URCA 2021)

Conforme a literatura especializada sobre literatura infantil, para se avaliar a qualidade de um bom livro literatura infantil, é preciso observar:


A) Aspectos relacionados ao destinatário da literatura infantil: conhecer os seus leitores, verificando os conteúdos que devem ser trabalhados em articulação com os conteúdos escolares em ação para atender às necessidades infantis em termos de ensinamentos moralizantes e escolares;

B) Aspectos relacionados ao conteúdo da obra literária: verificar se a obra é arte ou é livro instrutivo, pois, na escola, a literatura infantil é indicada para auxiliar nos conteúdos escolares, tornando-os amenos e lúdicos;

C) Aspectos relacionados ao conteúdo da obra literária: analisar se os conteúdos que o autor quer passar serão facilmente captados pelas crianças pois elas precisam aprender sobre padrões de comportamento e conteúdos escolares para viver em sociedade;

D) Aspectos relacionados ao conteúdo da obra literária: verificar a forma como o livro apresenta o enredo, observando se o autor brinca com as palavras, faz arte com elas, tem motivação estética e/ou usa discurso poético. Verificar ainda se o enredo acontece em mundos encantados, magias, explorações pois a literatura infantil;

E) Aspectos relacionados às intenções do livro: verificar se o livro é intencionalmente dirigido às crianças para que aprendam ensinamentos sobretudo moralizantes e instrutivos: exaltação do amor à pátria, à família, obediência e respeito aos mais velhos, noções de higiene, cuidados com a saúde.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 274

Vamos para o Anterior: Exercício 272

Tente Este: Exercício 362

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.33ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.13ms))((ts_substr_c=1.46ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 6ms))