PedagogiaAlfabetização e letramento
- (VUNESP 2019)
Observe o seguinte exemplo apresentado por Ana Luiza Smolka no livro A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo:
“A professora escreve na lousa:
‘A mamãe afia a faca’
e pede para uma criança ler. A criança lê corretamente.
Um adulto pergunta à criança:
– Quem é a mamãe?
– É a minha mãe, né?
– E o que é ‘afia’?
A criança hesita, pensa e responde:
– Sou eu, porque ela (a mamãe) diz: vem cá, minha fia.
A professora, desconcertada, intervém:
– Não, afia é amola a faca!”
Com base no referido trabalho de Smolka, é correto dizer que, na situação descrita,
A) é possível perceber que a construção do conhecimento sobre a escrita não passa pela linguagem falada.
B) a professora soube trabalhar pedagogicamente a diferença social evidenciada pela diferença de linguagem.
C) a criança levanta hipóteses com base no uso que ela faz de “afia” no seu contexto social e funcional.
D) a substituição por “amola” soluciona a confusão, pois essa palavra não tem outras possibilidades de interpretação.
E) a escrita apresentada pela escola é muito próxima da fala das crianças, o que facilita a aprendizagem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 166
Vamos para o Anterior: Exercício 164
Tente Este: Exercício 108
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia