Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 165

  • (VUNESP 2019)

Observe o seguinte exemplo apresentado por Ana Luiza Smolka no livro A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo:

“A professora escreve na lousa:

‘A mamãe afia a faca’

e pede para uma criança ler. A criança lê corretamente.

Um adulto pergunta à criança:

– Quem é a mamãe?

– É a minha mãe, né?

– E o que é ‘afia’?

A criança hesita, pensa e responde:

– Sou eu, porque ela (a mamãe) diz: vem cá, minha fia.

A professora, desconcertada, intervém:

– Não, afia é amola a faca!”

Com base no referido trabalho de Smolka, é correto dizer que, na situação descrita,




A) é possível perceber que a construção do conhecimento sobre a escrita não passa pela linguagem falada.

B) a professora soube trabalhar pedagogicamente a diferença social evidenciada pela diferença de linguagem.

C) a criança levanta hipóteses com base no uso que ela faz de “afia” no seu contexto social e funcional.

D) a substituição por “amola” soluciona a confusão, pois essa palavra não tem outras possibilidades de interpretação.

E) a escrita apresentada pela escola é muito próxima da fala das crianças, o que facilita a aprendizagem.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 166

Vamos para o Anterior: Exercício 164

Tente Este: Exercício 108

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.14ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.04ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 7ms))